Agenda científica

É da Unifran!

Estudantes de Jornalismo conquistam 1º lugar na modalidade Escrita do Prêmio Abag-RP “José Hamilton Ribeiro”

Da redação

Foto acima: É o segundo ano consecutivo em que estudantes da Unifran são destaques no prêmio (Divulgação)

Os estudantes Aline Arbache e Gabriel Garcia, do segundo ano do curso de Jornalismo da Unifran, foram os grandes campeões do Prêmio Abag-RP “José Hamilton Ribeiro”, na categoria Jovem Talento, modalidade Escrita. A solenidade de anúncio dos vencedores foi na última segunda-feira (06/12).

O prêmio é uma realização da Associação Brasileira do Agronegócio, em sua regional de Ribeirão Preto-SP, e valoriza produções de estudantes universitários e profissionais acerca da atividade agropecuária paulista.

Aline e Gabriel concorreram com a matéria “Limpeza na lavoura”, sobre o trabalho da professora Alessandra Marieli Vacari, também da Unifran, que pesquisa o uso de insetos crisopídeos, os chamados bichos-lixeiros, no controle biológico de pragas em cafezais.

Ana Laura: duas finais seguidas (Foto: Acervo pessoal)

Outra reportagem, “Benefícios da própolis”, do estudante Fernando Joaquim, do terceiro ano de Jornalismo, ficou entre as dez finalistas – que serão publicadas em uma revista com os melhores textos enviados ao prêmio.

Ambas foram orientadas pelos professores Aline Azevedo e Igor Savenhago, dentro do projeto Agenda Científica, desenvolvido no primeiro semestre de 2021 e que integra o Agenda Sette.

A egressa do curso Ana Laura Siqueira, que este ano disputou na categoria profissional, na modalidade Revista Impressa, foi finalista com reportagem sobre a produção sustentável de leite para a Revista Terra&Cia, de Ribeirão Preto, tendo como concorrentes as revistas A Granja e Globo Rural.

Em sua divulgação oficial sobre os premiados, feita na própria noite de segunda feira, a Abag-RP destacou a participação de Ana Laura. “Muito gratificante foi ver o nome de uma das vencedoras da Categoria Jovem Talento de 2020, Ana Laura Siqueira, participando como profissional em 2021 e sendo classificada como finalista na Modalidade Revista Impressa.”

No ano passado, Ana conquistou o terceiro lugar na modalidade Vídeo/Rádio, com a reportagem “Ingredientes regionais”, tendo a companhia de uma colega de sala, Heloísa Taveira, que obteve o segundo lugar na categoria Escrita, com “Aliada da saúde”. É o segundo ano consecutivo, portanto, que a Unifran é destaque no prêmio.

R$ 3.500 em vale-compras

Por terem vencido em sua categoria, Aline e Gabriel receberão um vale-compras de R$ 3.500. Na hora do anúncio, a emoção falou alto. “Que susto que tomei. Pessoal aqui em casa começou a gritar na hora em que viu meu nome”, conta Aline.

Aline e Gabriel: susto e tremedeira na hora do anúncio do prêmio (Fotos: Acervos pessoais)

“Não sei se deu pra sentir a tremedeira na minha voz. Aline e eu até tínhamos noção da grandeza dessa reportagem, mas, confesso, deu um nó na garganta quando nos anunciaram em primeiro lugar”, afirma Gabriel.

Segundo a Abag-RP, o prêmio foi criado em 2008 para incentivar e reconhecer o trabalho jornalístico sobre assuntos ligados ao agronegócio e para “apresentar” o setor a futuros jornalistas. Na 5ª edição, há dez anos, a iniciativa, que recebia apenas a inscrição de jornalistas do estado de São Paulo, foi aberto para todo o país, mas sem perder o foco na agricultura paulista.

Como reconhecimento àquele que é considerado o maior jornalista brasileiro do século XX, ganhou, desde então, o nome de Prêmio Abag-RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”. “Zé Hamilton é filho da região de Ribeirão Preto, conhece como ninguém as coisas do campo e se orgulha delas”, afirma o documento de divulgação dos vencedores.

Nesta 14ª edição, foram inscritos 100 trabalhos, entre reportagens de estudantes e profissionais, sendo 82 em conformidade total com o regulamento.

Aline e Gabriel produziram reportagem sobre controle de pragas no café (Foto: Divulgação)