Web TV

O silêncio que fala

Média-metragem apresenta as histórias de 4 mulheres com deficiência auditiva e suas dificuldades de conexão com a comunidade ouvinte.

Sinais Comunicação

Reportagem, direção e produção: Fernando Joaquim, Marília Neves, Rafaela Costa e Paloma Cristina (Sinais Comunicação)

Imagens e edição: Sinais Comunicação / Apoio: Mario Pádua

Orientação: Profs. Glauco Madeira, Igor Savenhago e José Augusto Reis

Foto acima: Divulgação

‘O Silêncio que Fala’ é uma produção audiovisual da Sinais Comunicação realizada em 2022. O produto é o resultado da participação da assessoria, formada por alunos do curso de Jornalismo da Universidade de Franca (Unifran), no Projeto Experimental de conclusão de curso.

Sinais Comunicação: Paloma Cristina, Marília Neves, Fernando Joaquim e Rafaela Costa.

A produção, de cerca de 38 minutos de duração, reúne relatos de 4 mulheres com deficiência auditiva descrevendo suas dificuldades individuais, familiares e profissionais, situações que se desenvolveram em torno dos diferentes níveis de perda auditiva destas personagens.

Professoras: Genecy, Rosaria e Isabela fazem parte das cerca de 18 mil pessoas com deficiência auditiva em Franca, de acordo com dados fornecidos pela APADA (Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo de Franca) em 2022. Elas contam suas histórias desde a descoberta da surdez, passando pelo processo de aprendizagem no ambiente escolar e a relação com seus familiares.

Izabel explica como foi a luta pelo acesso à recursos de saúde e educação para o filho, que nasceu com deficiência auditiva. Como foi o processo de descoberta da surdez do filho e como isto a levou até a fundar a APADA.

O objetivo do projeto é dar oportunidade para pessoas da comunidade surda relatarem suas experiências para a comunidade ouvinte, tendo em vista que uma das principais dificuldades das pessoas com deficiência auditiva é ter sua realidade compreendida, o que impacta significativamente na luta pela inclusão social.

Além do média-metragem, a Sinais Comunicação também produziu um livro-jogo, cuja proposta é permitir ao jogador que se aventure em um mundo apocalíptico na pele de uma pessoa com deficiência auditiva, para compreender, mesmo que de forma limitada, um pouco da realidade da comunidade surda. Para acessar o livro entre no site sinaiscomunicacao.com.br.

Consulte as páginas do projeto no Facebook e no Instagram.

Assista ao média-metragem “O silêncio que fala”:

Disponível também no canal da Sinais Comunicação no Youtube.