Agenda científica

Projetos do curso de publicidade da Unifran são bem avaliados pelo mercado de trabalho

Participação no FestVídeo 2022 teve duas indicações no shortlist e uma delas ficou com o primeiro lugar na categoria Universitário

Da redação

Foto acima: Integrantes da Cosmic e da Saturno com o troféu do FestVídeo na Agência Experimental de Comunicação da Unifran (Divulgação)

Duas propostas com temas, marcas e conceitos diferentes. Dois grupos de alunos começando a construir um portfólio, ainda na universidade, sendo reconhecidos por seus trabalhos e participando de um dos maiores festivais de produção audiovisual para publicidade do país: o FestVídeo. Dentro dos universos acadêmico e publicitário, Cosmic e Saturno desenvolveram trajetórias diferentes, mas com algo em comum: missão cumprida!


Cosmic

“Na mitologia, o planeta Saturno representa Chronos, o deus do tempo. Suas energias são de expansão, crescimento e compreensão.”

É com a frase acima que a Cosmic começa a se apresentar em seu manual de identidade. Rumo ao desconhecido. Uma vida inteira pela frente para desvendar os mistérios do universo da publicidade e propaganda. Sua missão tem objetivos claros: expandir, crescer e compreender cada vez mais o universo publicitário. Os primeiros exploradores – professores e profissionais do mercado – apontam os possíveis caminhos e direções, mas cabe aos jovens tripulantes construir sua biografia e vencer os desafios que se apresentarem.

Em pé: Luiza Tedesco, Carol Robin e Igor Santos. Agachados: Lívia Bispo e Paulo Faria – (Foto: Agência Cosmic)

A primeira missão de exploração teve altos e baixos e desafios que pareciam instransponíveis. Luiza Tedesco, em entrevista para a redação do Agenda Sette, lembra da correria para encontrar um formato para a peça audiovisual que atingisse o resultado esperado. “A locução foi uma decisão de última hora, nós sabíamos os valores que queríamos que o vídeo transmitisse, mas não conseguíamos chegar em um formato que cumprisse com esse objetivo. Depois de várias discussões, a locução casou com a edição de vídeo e o resultado final superou nossas expectativas”.

Todos nós enfrentamos as dificuldades decorrentes do isolamento que se tornou necessário durante a pandemia de Covid-19. No ambiente acadêmico não foi diferente. Produzir peças publicitárias à distância, sem a possibilidade de captar imagens em estúdio, por exemplo, turbulências que a espaçonave Cosmic teve que contornar, dificultaram o processo mas não os impediu de finalizar a produção, conforme nos relatou a responsável de criação da agência, Lívia Bispo: “O vídeo na verdade foi um projeto da faculdade para a matéria de produção audiovisual. Passamos todo o semestre elaborando a ideia, criando o roteiro, storyboard e depois de quase dois anos de pandemia, tivemos a oportunidade de voltar presencialmente para a faculdade para fazermos a gravação da cena final”.

A proposta da agência experimental, sob a orientação do professor Ricardo Fadul, foi produzir um vídeo publicitário para o cliente Bauducco que traduzisse o que as pessoas estavam vivendo naquele momento, o início gradual do retorno aos encontros presenciais. A dificuldade técnica de produção foi contornada com imagens de banco e a equipe optou pela estratégia do Storytelling, redigindo um texto de locução que representasse as emoções do processo de retorno e envolvesse o público alvo. O resultado final ficou tão bom que o vídeo “Bauducco / Era uma vez um laço” foi premiado com o primeiro lugar na categoria Universitário do FestVídeo 2022.

Prof. Ricardo Facul – (Foto: acervo pessoal)

Para os astronautas de primeira viagem, mesmo com a classificação para o shortlist do festival e a qualidade do produto, o prêmio foi uma surpresa. Carol Robin, redatora da Cosmic, reconhece a qualidade das peças das agências concorrentes, o que valoriza ainda mais esta conquista: “Depois que a gente ganhou o prêmio ainda não caiu a ficha… a gente viu projetos e campanhas maravilhosas de agências aqui do interior”.

Para o professor Ricardo Fadul, responsável pela disciplina de produção audiovisual do curso de publicidade e propaganda da Unifran (Universidade de Franca), na qual o projeto foi proposto, o prêmio simboliza o reconhecimento do esforço dos alunos em vencer cada etapa de produção, desde a maturação da ideia inicial, passando pela discussão dos objetivos da peça, até a produção do roteiro, do storyboard e o nascimento de um produto audiovisual que tem qualidade técnica e “…relevância e uma mensagem de transformação”.


 Saturno

Em outro canto do mesmo universo acadêmico, mas inspirada no mesmo planeta, a agência experimental Saturno também desenvolveu uma peça publicitária audiovisual que foi destaque no FestVídeo 2022.

Com o vídeo “Red Bull, dá mais asas do que você possa imaginar!”, criado como proposta interdisciplinar das disciplinas Direção de Arte Publicitária e Redação Publicitária Aplicada, os integrantes da Saturno, apesar de não figurarem entre os três primeiros colocados ao final do evento, conseguiram a classificação para o shortlist, o que significa o reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido.

Profa. Assunção Laia Cristóvão – (Foto: acervo pessoal)

Diversos profissionais de expressão no mercado são responsáveis por avaliar todos os projetos enviados e, portanto, fazer parte do shortlist significa figurar entre as peças de maior destaque e uma oportunidade de se tornar conhecido, uma vez que as peças escolhidas ganham publicidade ao serem destacadas nos canais oficiais do FestVídeo. “Isso fez com que ficássemos com muito orgulho do nosso projeto e da nossa agência” afirmou Camila Piai, uma das integrantes da Saturno.

O vídeo é um dos primeiros trabalhos desenvolvidos pela Saturno e também foi um exercício de criatividade e superação de desafios, pois também foi desenvolvido em meio à pandemia. Para a profa. Assunção Laia Cristóvão, que orientou o projeto em parceria com a profa. Ana Márcia Zago, um dos méritos do trabalho foi vencer as dificuldades de produção consequentes da necessidade de isolamento social: “Estávamos em um momento de pandemia da Covid-19, nós precisávamos tomar todos os cuidados e precauções em relação ao vírus e, mesmo com todos estes cuidados, os alunos conseguiram fugir dos ambientes fechados”. Os integrantes da Saturno tiveram que ter cuidado redobrado na escolha dos locais, datas de gravação e nas medidas de proteção.

Da esquerda para a direita: Maria Eduarda de Paula, Camila Piai, João Pedro Andrigo, Leonardo Bovo e Marcela Ávila – (Foto: Agência Saturno)

De acordo com Maria Eduarda de Paula, integrante da Saturno, a proposta da peça foi destacar um dos valores presentes no conceito da marca Red Bull, cliente atendido pela agência para a criação deste vídeo: a adrenalina que é associada aos esportes radicais e que está presente com frequência no material publicitário da marca. O objetivo é estimular a sensação de adrenalina em quem assiste ao vídeo, através de utilização de um plano de câmera subjetiva: “A pessoa se sente mesmo dentro do vídeo, dentro do comercial.”

As medidas de segurança tomadas pela equipe de produção foram essenciais para permitir que o projeto, apesar das restrições sanitárias, fosse produzido com imagens originais e permitisse a utilização de atores escolhidos e dirigidos pela agência. O resultado cumpre o objetivo proposto, a imersão da audiência na experiência do esporte radical que se pretende aqui associar à marca que assina o vídeo comercial.


A universidade e o mercado de trabalho

Um dos inúmeros desafios do ensino superior é estabelecer pontes entre o ambiente acadêmico e o mercado de trabalho. Professores que estão inseridos no mercado, estratégias de simulação do ambiente profissional, eventos com a participação de convidados externos, etc. Existem muitas formas de se buscar a aproximação entre estes dois ambientes, igualmente importantes para a formação do atual universitário e futuro profissional.

Os dois projetos citados nesta matéria nasceram de uma destas iniciativas, a simulação de uma equipe profissional no ambiente acadêmico. Cosmic e Saturno formaram agências experimentais que, em diferentes disciplinas do curso, atenderam à demandas que poderiam ser do dia a dia de uma agência de publicidade tradicional. “A ideia era trabalhar de forma prática a criação publicitária com vistas a olhar para a atuação profissional, já que essa aproximação entre academia e mercado de trabalho é o que permite a formação de profissionais preparados para os desafios do mercado publicitário”, relata a profa. Ana Márcia Zago, que coordena o Núcleo de Comunicação e Design ao lado da profa. Fabiana Parpinelli e que foi responsável por uma das disciplinas envolvidas nestes projetos.

Estratégias como estas são essenciais para a formação do aluno, que necessita de embasamento teórico e também de experiência prática. Contudo, a existência de eventos e experiências fomentados por instituições da área, independentes das universidades, nos quais o aluno apresenta suas ideias e projetos diretamente para o mercado, é igualmente necessária para uma aproximação eficaz entre as instituições de ensino e o mercado, assim como para complementar a formação acadêmica. Para os alunos, estes eventos representam uma oportunidade de networking, de ver o que o mercado espera dos novos profissionais e de serem avaliados exclusivamente por profissionais que não estão vinculados diretamente ao curso.

Prof. Eduardo Soares – Presidente da APP Ribeirão – (Foto: arquivo pessoal)

“É uma forma deles colocarem os trabalhos realizados nas disciplinas práticas do curso… colocarem isto à prova para que profissionais do mercado, julguem, selecionem, escolham e mostrem realmente o quanto eles estão no caminho certo. Fora isso é uma boa forma de você carimbar seu passaporte para o mercado de trabalho, uma vez que você, entrando para um shortlist de um concurso como este, ou até mesmo ganhando o primeiro, o segundo ou o terceiro lugar, você acaba por ter isso no seu currículo, você já leva isso para o seu currículo e a gente sabe que o mercado de trabalho valoriza muito premiações porque são um grande termômetro do trabalho que está sendo realizado já dentro da faculdade.” Este é um dos objetivos do FestVídeo, conforme nos relatou o prof. Eduardo Soares, presidente da APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda da região de Ribeirão Preto), instituição que promove o evento anualmente. O festival não é voltado apenas para a participação estudantil, os alunos se inscrevem em uma das categorias disponíveis do evento. As demais categorias são voltadas para agências de publicidade e profissionais do mercado, o que valoriza ainda mais a experiência para os alunos.

Desde 1990, o FestVideo consta dos calendários oficiais da cidade e do estado e atrai profissionais e estudantes de todo o Brasil. “O evento registrou aumento de 20% nas inscrições, o que também aumentou sensivelmente a competitividade e a importância dessas indicações e premiações recebidas pelas nossas equipes”, comemora a professora Ana Márcia Zago.


Assista os vídeos produzidos pelas agências Cosmic e Saturno, assim como à gravação do FestVídeo 2022 na íntegra:

 

Troféu Ouro: Bauducco / Era uma vez um laço

 

Finalista: Red Bull / Red Bull, dá mais asas do que você possa imaginar!

 

Assista o evento completo: