Agenda científica

Curso de Jornalismo da Unifran pesquisa a violência contra mulheres jornalistas

Alunas de jornalismo apresentam resultados de pesquisas realizadas através de programa de iniciação científica.

Assunção Critsóvão

Imagem acima: Divulgação

Duas alunas do 6º período do curso de Jornalismo da Unifran acabaram de concluir seus projetos de Iniciação científica orientadas pela Profa. Dra. Assunção Cristovão, do Progama de Pós-graduação em Linguística da instituição. Elas apresentaram publicamente os resultados de seus projetos no mês de agosto de 2023, durante o XVI Encontro de Iniciação Científica da Unifran.

Lais Lazarini Martins (voluntária) e Lorena Castanheiro da Silva (Bolsa PIBIC-UNIFRAN) pesquisaram, durante um ano, a violência contra mulheres jornalistas nas redes sociais, ambas sob a perspectiva teórica da Análise Dialógica do Discurso, cujo maior representante é o filósofo russo Mikhail Bakhtin.

Lorena Castanheiro, durante apresentação pública de seu trabalho acadêmico. Foto: Assunção Cristóvão.
Laís Lazarini, ao lado da professora Marilurdes Cruz Borges, durante apresentação pública de seu trabalho acadêmico. Foto: Assunção Cristóvão.

Lorena analisou o documento ‘The Chilling: Global Trends in Online Violence Against Women Journalists’, produzido e divulgado pela UNESCO em 2021. Os principais resultados do estudo, além do evidente aumento da violência e das ameaças contra mulheres jornalistas no ambiente das redes sociais, foi a identificação dos principais interlocutores para que o problema seja amenizado diante de uma realidade do mundo atual: a presença cada vez maior de mulheres jornalistas nas redes sociais.

Laís fez um estudo de caso do livro A Máquina do Ódio – Notas de uma Repórter sobre Fake News e Violência Digital, da jornalista Patrícia Campos Mello. Ela concluiu, pelo córpus analisado, que o discurso de ódio contra mulheres jornalistas ganhou força e se tornou um recurso comum nas redes sociais, que se ampara sobre preconceitos antigos contra as mulheres, em especial, a misoginia e o machismo.

Para Laís, “desenvolver o trabalho foi uma experiência de conhecimento, vivências e exploração de um tema tão necessário na sociedade e com o qual me identifico tanto”. Já Lorena afirma que já tinha conduzido entrevistas com algumas jovens que estavam envolvidas em projetos de Iniciação Científica pelo programa PIBIC-Ensino Médio. “Confesso que nunca poderia ter imaginado que, alguns anos depois, eu estaria ocupando o lugar de estudante de IC. Minha experiência na Iniciação pelo PIBIC-UNIFRAN foi interessante; quando me envolvi diretamente pude sentir a emoção e o nervosismo que, como repórter, não tinha experimentado antes”.

Confira os dois artigos na íntegra:

“Fake News e desinformação nas redes sociais: o caso da repórter Patrícia Campos Mello” 
Laís Lazarini

FAKE NEWS E DESINFORMAÇÃO NAS REDES SOCIAIS -O CASO DA REPÓRTER PATRÍCIA CAMPOS MELLO

 

“Violência online contra jornalistas mulheres: uma análise de estudo da Unesco à luz do pensamento bakhtiniano”
Lorena Cristina Castanheiro

VIOLÊNCIA ONLINE CONTRA JORNALISTAS MULHERES - ANÁLISE DE ESTUDO DA UNESCO À LUZ DO PENSAMENTO BAKHTINIANO