Web TV

Desamparecidos

Grande reportagem produzida em 2021 aborda a luta de familiares de pessoas desaparecidas no Brasil, com foco em Franca-SP

Reportagem, direção e produção: Eudis Filho, Carolina Arantes, Sérgio Murilo (Bússola Comunicação)

Imagens e edição: Bússola Comunicação / Apoio: Vilmar Ramos

Orientação: Profs. Igor Savenhago e José Augusto Reis

Foto acima: Divulgação

“Desamparecidos” é uma grande reportagem audiovisual, produzida pela Bússola Comunicação em 2021 como Projeto Experimental de conclusão de Curso de Jornalismo na Universidade de Franca (Unifran).

O foco da reportagem é o drama dos parentes de pessoas que desapareceram no Brasil. Pessoas que dedicam a vida à tentar descobrir alguma informação sobre o paradeiro de seus entes queridos. Dias, meses, anos, décadas convivendo com um trauma que não tem desfecho.

No ano anterior à produção, em 2020, 62.857 pessoas desapareceram no Brasil, uma média de 172 desaparecimentos por dia, de acordo com dados das secretarias estaduais de Segurança e do Fórum Brasileiro De Segurança Pública.

No Estado de São Paulo, de acordo com o Anuário realizado pelo Fórum de Segurança Pública, em 2020, 18.342 pessoas desapareceram. Deste total, 9.053 foram localizadas.

Já na região de Franca, só em 2021, segundo a Delegacia Seccional da cidade, foram registrados 115 desaparecimentos de pessoas nas 17 cidades que compõem a região e 12% dessas pessoas ainda não foram localizadas. Vale ressaltar que estes dados são apenas de 2021. Há pessoas que estão desaparecidas há muito tempo, no entanto, a delegacia não soube informar o número exato. Isso demonstra que há uma certa desorganização em relação a contabilidade de registros de desaparecimentos.

Neste projeto audiovisual, dividido em três blocos, acompanhamos o reencontro presencial do grupo Mães da Sé, vivenciamos as histórias de uma filha que procura sua mãe e de quatro mães que procuram seus filhos. Por fim, ouvimos especialistas a respeito das consequências deste drama para a saúde mental e também o poder público, sobre as dificuldades estruturais que o Estado enfrenta na tentativa de solucionar os casos frequentes de desaparecimentos.

Consulte as páginas do projeto no Facebook e o Instagram.

Desamparecidos – Bloco 01

 

Desamparecidos – Bloco 02

 

Desamparecidos – Bloco 03