Web TV

PCD que tem que se adaptar à cidade

Série de reportagens aponta a deficiência do poder público de Franca (SP) em garantir aos cadeirantes acesso ao esporte e ao lazer.

Mobilead Comunicação

Foto acima: Divulgação

Observando a falta de atenção ao público PCD (Pessoas Com Deficiência) nos ambientes de esporte e lazer, em Franca (SP), a Mobilead Comunicação produziu uma série de reportagens audiovisuais para expor os desafios que este público enfrenta quando busca mobilidade urbana e acesso à prática esportiva. O projeto faz parte do trabalho de conclusão de curso dos alunos do curso de jornalismo da Unifran (Universidade de Franca).

O primeiro episódio da série analisa a falta de acessibilidade no Complexo Poliesportivo ‘Dr. Hélio Palermo’ – principal local público para prática esportiva na cidade. O segundo episódio mostra o contraponto: a diferente realidade de um espaço privado. É abordada a estrutura do Sesi Franca (clube privado de Franca), que oferece o programa de inclusão ‘Basquete Sobre Rodas’.

O desafio de locomoção até estes locais, utilizando ônibus, transporte particular ou aplicativos, é o foco do terceiro episódio, que expõe mais um aspecto do desafio para os cadeirantes.

A série é finalizada com o que seria a alternativa aos grandes centros de prática esportiva, as academias adaptadas ao ar livre, que oferecem equipamentos exclusivos às Pessoas com Deficiência, mas que ainda assim são pouco utilizadas.

A falta de acessibilidade e incentivo afasta cerca de 7.923 francanos portadores de alguma deficiência motora da prática esportiva, segundo dados da Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência. O desafio vivido por essas pessoas é retratado, ao longo da série, através dos depoimentos de três PCDs: o paratleta Rodrigo Caprício; o diretor da ADEFI (Associação dos Deficientes Físicos de Franca) Fernando da Silva; e o Carlos Alberto da Silva.

A dificuldade vivida em Franca é sintetizada, inclusive, por uma fala de Rodrigo Caprício. “Não é a cidade que se adapta ao deficiente, mas sim o deficiente que se adapta a cidade”.

O lançamento oficial da série de reportagens foi realizado no dia 18 de novembro de 2022. As vídeo-reportagens podem ser assistidas através do canal do YouTube da assessoria: “Mobilead Comunicação”. Os vídeos são legendados e contam com acessibilidade para qualquer público.

Não deixe de conferir e entender um pouco dos problemas vividos pelas Pessoas com Deficiência Física no município. Curta, comente e compartilhe!

Série de reportagens:

 

Reportagem, direção e produção: Higor Goulart, Isabela Diógenes, Vinícius Nunes e Victor Linjardi (Mobilead Comunicação)

Imagens e edição: Vinícius Nunes

Imagens: Higor Goulart, Isabela Diógenes e Lucas Faleiros

Orientação: Profs. Glauco Madeira, Igor Savenhago e José Augusto Reis