Prática do Jornalismo

Agenda é finalista

Projeto, que surgiu em 2017 e cresceu em 2019, busca fugir da lógica industrial do Jornalismo e priorizar o debate

Da redação

Foto acima: A turma que começou o projeto, com os professores José Augusto (à esquerda, atrás), Igor (de camiseta azul, ao centro) e Fabrício (agachado, à direita) (Acervo Thaís Busqueiro)

O Agenda Sette está entre os finalistas do Expocom Sudeste 2020. Inscrito na categoria “Rádio, TV e Internet”, modalidade Website, é um dos dez trabalhos da Unifran selecionados para a fase regional do concurso de produtos universitários promovido pelo maior congresso de comunicação do Brasil, o Intercom.

O objetivo do projeto é promover um contra-agendamento da imprensa diária, que segue uma lógica industrial na produção de notícias, dependente de regras de mercado e influências políticas, e, com isso, abrir espaço para um jornalismo alternativo, que priorize o debate, a crítica e a (re)construção social.

Eudis, que representa o Agenda no Expocom (Acervo pessoal)

No Expocom, o Agenda é representado pelo estudante Eudis Antonio da Silva Filho, do terceiro ano de Jornalismo da Unifran. “É uma honra muito grande poder representar este projeto que envolve todos os alunos do curso. Estou grato por termos chegado até a final do Expocom Sudeste e espero que possamos avançar ao Nacional, pois, assim, poderemos incentivar outros alunos a produzir reportagens e outros produtos jornalísticos, além de criar um portfólio real.”

A cerimônia de premiação da fase Sudeste será no dia 16 de outubro, online, por causa da pandemia de Covid-19. Os campeões de cada modalidade concorrerão com os vencedores das outras regiões – Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul – ao título do Expocom Nacional, marcado para dezembro.

Surgimento

O nascimento do Agenda Sette foi em 2017, pelas mãos da turma que se formaria no ano seguinte. O site foi uma proposta de uma disciplina coordenada pelo professor Fabrício Coelho Malta. Posteriormente, outros dois professores, Igor Savenhago e José Augusto Reis, se integraram ao time, o que permitiu estender o projeto a todas as turmas de Jornalismo da universidade. Em 2019, o projeto cresceu bastante, agregando, além de textos escritos, vídeos e áudios.

Thaís, que sugeriu nome e logotipo do projeto (Acervo pessoal)

A jornalista Thaís Busqueiro, uma das estudantes do grupo inicial, foi a responsável pela escolha do nome – aprovado pelos outros alunos – e por desenvolver o logotipo do Agenda. “A identidade visual surgiu a partir do meu projeto experimental de conclusão do curso. Como o tema era comunidade LGBTIAQ+, pensei em relacionar as cores à diversidade. As mãos para cima remetem tanto a um aceno, dizendo ‘estou aqui, eu existo1, quanto ao ato de pedir para falar, já que estávamos em um ambiente escolar.”

Ela acredita que o Agenda Sette tem muito a acrescentar, não só para a Unifran, como Franca e região, em vários aspectos. “Como ex-aluna de jornalismo, sei o quanto um projeto assim é incentivador para os estudantes. Ele proporciona um espaço não só de prática da produção jornalística, como de possibilidade de impacto na universidade e na nossa região. Fico feliz em ver que um projeto que começou como uma atividade acadêmica da minha turma cresceu tanto e está ganhando seu devido reconhecimento. O mercado do jornalismo corre muito contra o tempo e acaba ficando preso ao factual. É importante existir um portal como o Agenda Sette, que oferece matérias elaboradas com mais tempo, dedicação e sensibilidade.”

O Expocom

É um concurso de produtos universitários promovido pelo Intercom – o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que é realizado em duas fases: uma regional e outra nacional. Na regional, os trabalhos se dividem em seis categorias – além de Rádio, TV e Internet, Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Produção Transdisciplinar, e Cinema e Audiovisual.

Os cinco melhores em cada modalidade se classificam à final do Sudeste, cujo campeão se qualifica, automaticamente, para a fase Nacional.

Desde 2016, a Unifran teve 29 trabalhos aprovados para a fase Sudeste, contando as dez de 2020. Conseguiu seis títulos regionais e um nacional, no ano passado, com [In]Visíveis, que aborda a luta de pessoas com deficiências contra o preconceito.

Da esq. para dir., Maria Júlia, Ana Flávia, Kétila, Júlia, Milena e Andressa, que produziram [In]Visíveis, acompanhadas dos professores orientadores, Igor Savenhago e José Augusto Reis (Foto: Beto Assis)