Prática do Jornalismo

Campeão nacional

Jornalismo da Unifran conquista prêmio do maior congresso de comunicação do país com projeto sobre deficiências visuais

Da redação

Foto acima: Maria Júlia e Kétila Maria, do terceiro ano de Jornalismo, que representaram a Unifran na Universidade Federal do Pará (Divulgação)

O projeto [In]Visíveis, desenvolvido no Curso de Jornalismo da Universidade de Franca (Unifran), sagrou-se, neste final de semana, campeão nacional do Expocom – prêmio máximo concedido pela academia, no maior congresso de comunicação do país, o Intercom. Foi a primeira conquista nacional da universidade, que já havia conseguido seis regionais desde 2016.

O prêmio foi recebido na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. Representado, na capital paraense, pelas estudantes Kétila Maria e Maria Júlia Blanco, [In]Visíveis também contou com a participação de Ana Flávia Teixeira, Andressa Barros, Milena Fischer e Júlia Paiva. Elas tiveram a colaboração dos estudantes de Design Yhan Germano e Sabrina Dias, além de Pedro Medeiros, aluno de Publicidade e Propaganda.

O trabalho surgiu em 2018, como um trabalho interdisciplinar para Jornalismo Impresso e Radiojornalismo, disciplinas ministradas, respectivamente, pelos professores José Augusto Reis e Igor Savenhago, sob supervisão do coordenador do curso, Anderson Venâncio.

Da esq. para dir., Maria Júlia, Ana Flávia, Kétila, Júlia, Milena e Andressa, acompanhadas dos professores orientadores, Igor Savenhago e José Augusto Reis (Foto: Beto Assis)

[In]Visíveis venceu na categoria Produção Trandisciplinar, modalidade Projeto de Comunicação Integrada, que premia projetos pensados em mais de uma disciplina. Aborda a luta dos deficientes visuais contra o preconceito e por melhor qualidade de vida. Histórias de superação e da atuação de instituições voltadas à causa são contadas em uma revista com versão em Braille e um programa de rádio. As estudantes da Unifran disputaram com a Universidade Federal do Amazonas, a Universidade Federal do Maranhão e a Universidade Positivo, de Curitiba.

“No início, nunca imaginei que pudéssemos chegar tão longe. Foi uma experiência incrível”, afirma Kétila. “Ficam muitos aprendizados, mas, principalmente, sobre qual deve ser o papel do Jornalismo na sociedade”, completou Maria Júlia.

Além deste, a Universidade de Franca, que concedeu suporte financeiro para a viagem, classificou outro projeto para a final nacional: Sobre Nós, desenvolvido por Isabella Souza, Marcella Dal Sasso, Lais Joazeiro e Jéssica Gonçalves, cujo tema foi adoção de crianças negras, com deficiência e acima de quatro anos da idade, ficou entre os cinco melhores do país na categoria Produção Transdisciplinar, modalidade Produção Multimídia.

Depois de seis regionais, Jornalismo conquistou o primeiro título nacional (Foto Divulgação)

Em crescimento

O Expocom é realizado em duas fases – uma regional, que este ano foi em Vitória-ES, e outra nacional. A Unifran participa desde 2015. Naquele ano, um trabalho se classificou para a final da fase regional. No ano seguinte, veio o primeiro troféu do Expocom Sudeste. Em 2017, foram mais duas conquistas regionais; em 2018, uma, e, agora, em 2019, outras duas, com a primeira nacional.

O congresso é considerado uma porta de entrada para a pesquisa e para o mercado de trabalho, ao premiar projetos em 70 modalidades divididas em seis categorias: além de Produção Transdisciplinar, Jornalismo, Publicidade/Propaganda, Relações Públicas, Rádio/TV/Internet e Cinema/Audiovisual. Ano que vem, a fase regional será em Poços de Caldas-MG e a nacional em Salvador-BA.

Ouça o programa de rádio clicando aqui.

Veja a revista clicando aqui.

Vencedores do Nacional posaram para foto no Centro de Eventos da UFPA (Foto: Divulgação)