Prática do Jornalismo

Recorde no Expocom

Cursos de Jornalismo e Publicidade da Unifran classificam, juntos, dez trabalhos para a final da fase Sudeste, que será online

Da redação

Imagem acima: Em 2019, Unifran classificou sete trabalhos: participação vem crescendo a cada ano (Divulgação Expocom)

Um recorde. Os cursos de Jornalismo e Publicidade/Propaganda da Unifran classificaram dez trabalhos para a final da fase Sudeste do Expocom 2020, concurso de produtos universitários promovido pelo maior congresso de comunicação do Brasil, o Intercom. Um deles é o “Agenda Sette”, que concorre na categoria “Rádio, TV e Internet”, modalidade “Website”. A marca supera a do ano passado, recorde anterior, quando sete trabalhos da Unifran foram selecionados.

Neste ano, foram aceitos seis trabalhos de Jornalismo, igualando 2019, e quatro de Publicidade, contra um no ano passado. Com isso, a universidade pode superar, também, o número de premiados. Em 2019, foram dois, que se classificaram para a finalíssima da fase nacional, da qual um deles – [In]Visíveis, projeto de comunicação integrada que aborda a luta pela inclusão das pessoas com deficiência – trouxe o troféu. Foi o primeiro título nacional da Unifran. Desde 2016, quando a instituição começou a participar, com frequência, do concurso, foram obtidas, ainda, seis conquistas regionais.

“Foi surpreendente e emocionante para mim. Ver nosso suor dando resultado traz um sentimento de gratidão indescritível. Saber que nosso trabalho terá tanta visibilidade faz tudo valer a pena”, afirma Suéllen Laureano, recém-formada em Jornalismo e que representa o vídeo-documentário “Qual é a dose?”, que aborda o uso da maconha medicinal para tratar crianças com autismo e está entre os finalistas.

O documentário foi produzido pela Singular Comunicação, que teve dois trabalhos selecionados. O outro é representado por Thalia Lima. “É indescritível a sensação de ver um trabalho que você ajudou a produzir, com tanta dedicação, ser destaque para concorrer no maior congresso de comunicação do país. Tudo o que fiz, do início ao fim, não foi pensando no sucesso do projeto, mas no alcance que as histórias das famílias teria. Hoje, a voz delas está chegando a lugares que nunca imaginaram. Isso que sempre me motivou”, declara Thalia.

Para Fernanda Melo, também recém-formada em Jornalismo e integrante de “UMU: jogo da mente” – que consiste num jogo de tabuleiro que usa a comunicação para ajudar no diagnóstico da depressão –, ter um trabalho reconhecido no Expocom é motivo de muita comemoração. “Desde que começamos a ter aulas com os professores Igor Savenhago e José Augusto Reis, nos entregamos de corpo e alma, pois sabíamos que, além da Unifran, nossos projetos poderiam alçar voos maiores e fazer a diferença na sociedade. Gratidão é a palavra, para além do clichê, nos seus reais significados.”

Fernando Carlos Joaquim, do quarto ano de Publicidade e Propaganda, e representante do programa laboratorial em áudio “AutoFalante”, pelo qual foram produzidos três programas sobre inovação na comunicação, afirma que “chegar à final mostra que, quando o trabalho de equipe prevalece, os resultados sempre aparecem”.

Além dos professores Igor e José Augusto, que participaram da orientação de todos os trabalhos classificados, o professor Ricardo Fadul, além de orientar “AutoFalante”, colaborou no “Programa Mulher de 15” – que se classificou pelo segundo ano consecutivo. Os professores Marília Rodrigues e Fabrício Coelho orientaram, respectivamente, “Cara ou coroa?” e “Agenda Sette”. Os técnicos de laboratório de vídeo Rafael Cavalcanti e Itamar do Carmo contribuíram na edição de imagens de “Tratar e entreter”.

O Expocom

É o maior congresso de comunicação do Brasil. Dividido em duas fases – regional e nacional –, mantém o Expocom como uma forma de valorizar trabalhos produzidos por estudantes, em seis categorias: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Cinema e Audiovisual, Produção Transdisciplinar, e Rádio, TV e Internet.

Neste ano, por causa da pandemia de Covid-19, todas as atividades serão online. A cerimônia de premiação será realizada no próximo dia 16 de outubro.

Confira a lista completa dos trabalhos finalistas da Unifran – que tem os cursos de Jornalismo e Publicidade coordenados, respectivamente, por Fabiana Parpinelli Fernandes e Ana Márcia Zago. Todos foram desenvolvidos em 2019.

 

Curso de Jornalismo

Programa Mulher de 15 – Especial Assédio Sexual

Categoria: Jornalismo

Modalidade: Programa laboratorial em radiojornalismo ou audiojornalismo

Aluna-líder: Talita Vitória de Souza

Outros alunos envolvidos: Ana Carolina Rodrigues Ferreira, Gabriela Sturaro Junqueira, Hermes Pereira Neto, Rafael Nunes Mascagni, Sara Nadine Ávila, Tatiane Jessica Amélia Figueiredo Oliveira

Clique para ouvir

 

Tratar e entreter: Estudantes do Ensino Médio criam aplicativo para ajudar crianças autistas

Categoria: Jornalismo

Modalidade: Reportagem em Telejornalismo

Aluna-líder: Ana Laura Ortiz Siqueira

Outras alunas envolvidas: Heloísa Taveira Neves, Juliana Teodoro Silva, Moara Cristina Ribeiro

Clique para ver

 

Agenda Sette

Categoria: Rádio, TV e Internet

Modalidade: Website

Aluna-líder: Eudis Antonio da Silva Filho

Outros alunos envolvidos: O site é uma produção que envolve estudantes de todas as turmas do curso

 

UMU: jogo da mente

Categoria: Produção Transdisciplinar

Modalidade: Comunicação e Inovação

Aluno-líder: Gustavo Pereira Rodrigues

Outros alunos envolvidos: Fernanda Caroliny Teodoro de Melo, Geovana Andrade, Wemerson Silva

 

Qual é a dose?

Categoria: Cinema e Audiovisual

Modalidade: Filme de não ficção/documentário/docudrama

Aluna-líder: Suéllen Cristina de Souza Laureano

Outros alunos envolvidos: Vilmar Ribeiro Ramos, Thalia Namara dos Santos Lima, Karollyna Basques

Clique para ver

 

Singular Comunicação

Categoria: Produção Transdisciplinar

Modalidade: Projeto de Comunicação Integrada

Aluna-líder: Thalia Namara dos Santos Lima

Outros alunos envolvidos: Vilmar Ribeiro Ramos, Suéllen Cristina de Souza Laureano, Karollyna Basques

 

 

 

Acesse as redes sociais: Facebook e Instagram

 

 

 

 

Curso de Publicidade e Propaganda

AutoFalante

Categoria: Rádio, TV e Internet

Modalidade: Programa laboratorial de áudio

Aluno-líder: Fernando Carlos Joaquim

Outros alunos envolvidos: Leonardo Vieira de Carvalho, Leonardo Perobelli Gatti, João Pedro Pompeo, Vinicius Rodrigues dos Santos

Clique para ouvir

 

Cara ou coroa?

Categoria: Publicidade e Propaganda

Modalidade: Cartaz

Aluna-líder: Luiza Tedesco Faleiros

Outros alunos envolvidos: João Henrique Elias Ferreira, Eduarda Boiani Ribeiro, Thauane Garcia Silva

 

Flores em vida

Categoria: Publicidade e Propaganda

Modalidade: Fotografia Publicitária

Aluno-líder: Lucas Gabriel Aparecido Pereira

Outro aluno envolvido: Lucas Morais Pimenta

 

Primeira vez

Categoria: Publicidade e Propaganda

Modalidade: Anúncio impresso

Aluno-líder: Josiane Santana da Cruz

Outros alunos envolvidos: Maryha Aparecida Costa de Almeida, André Luís Godoi Correa, Cinthia Helena dos Santos