Web TV

Pontos sem nó

Grande reportagem de TV produzida em 2020 discute as demissões em massa e acordos desleais na indústria calçadista de Franca

Reportagem, direção e produção: Ana Laura Siqueira, Heloísa Taveira, Juliana Teodoro e Moara Ribeiro (Supra Comunicação)

Imagens e edição: Supra Comunicação / Apoio: Thales Santos (3B Produtora)

Orientação: Profs. Igor Savenhago e José Augusto Reis

Foto acima: Divulgação

“Pontos sem nó: os conflitos vividos pelos trabalhadores que construíram a Capital do Calçado” é uma grande reportagem em vídeo, produzida pela Supra Comunicação em 2020 como Projeto Experimental de conclusão de Curso de Jornalismo na Universidade de Franca (Unifran).

O tema são as demissões em massa e os acordos desleais que indústrias francanas impõem aos trabalhadores, e que estiveram presentes ao longo de toda a história dos segmento calçadista.

Num período de sete anos, o número de pessoas empregadas nas fábricas da cidade caiu quase 70%. Passou de 30 mil em 2013 para pouco mais de 10 mil em 2020. Pelo menos 630 desses profissionais enfrentaram demissões em massa, segundo reportagens elaboradas pelo G1 e pelo Grupo Correa Neves de Comunicação (GCN).

Nesta produção, dividida em quatro blocos, quatro personagens contam suas trajetórias: três que passaram por alguma demissão em grupo e um que tem lidado com dificuldades no trabalho por causa da Covid-19.

Consulte a página do projeto no Facebook.