Prática do Jornalismo

I Fórum de Jornalismo

Unifran promove, na semana que vem, três dias de evento sobre as principais tendências da profissão; inscrições são gratuitas

Da redação

Foto acima: Itamar Montalvão, do Estadão, será o palestrante da primeira noite (Acervo pessoal)

O I Fórum de Jornalismo da Unifran será realizado de 25 a 27 de maio com nomes de peso no mercado nacional e regional. O evento, voltado a estudantes, egressos do curso, profissionais, pesquisadores e comunidade, vai discutir, sempre a partir das 19h, na página da Extensão Unifran no Youtube, as principais tendências da profissão: do combate à desinformação, passando por inovação, até a atuação da imprensa local.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.

Itamar Montalvão, do Estadão, palestrante da primeira noite (Foto: Acervo pessoal)

A abertura será com a reitora da universidade, Kátia Jorge Ciuffi e com o pró-reitor de Graduação, Élcio Rivelino Rodrigues, além de integrantes do Núcleo de Comunicação e Design, do qual faz parte o curso de Jornalismo. Em seguida, haverá a primeira palestra, com o editorialista do jornal O Estado de São Paulo Itamar Montalvão, que vai falar sobre os desafios do Jornalismo na era da desinformação. A noite termina com menções honrosas a alunos do curso premiados em congressos recentes.

Para o dia 26, está programada uma mesa-redonda sobre inovação em tendências, com a jornalista e escritora Caroline Marino, apresentadora do podcast Happy Hour com Elas, além de Isabela Marinho, jornalista com especialização em Business Intelligence com Big Data, que vai abordar a importância do Jornalismo de Dados durante a pandemia, e Alexandre Tsuneta, diretor de comunicação da agência XCOM, de São Paulo, cujo assunto será a interface do Jornalismo com as Relações Públicas.

Caroline, Isabela e Alexandre, participantes da segunda noite (Fotos: Acervos pessoais)

Fechando o evento, o dia 27 reserva um debate sobre Jornalismo regional e local, com a jornalista Aline Camargo, doutora em Mídia e Tecnologia pela Unesp de Bauru, Stella Reis, produtora da EPTV, Fernando Lima, repórter do jornal Verdade On e da TV Clube, Samuel Cintra, do Portal de Franca, Pop Mundi e TV Franca, e Correa Neves Júnior, do Grupo GCN.

Para a coordenadora do curso de Jornalismo, Fabiana Parpinelli Fernandes, o fórum será um importante espaço de trocas de conhecimento. “Estamos muito felizes em poder realizar o I Fórum de Jornalismo da Unifran com o intuito de debater os desafios do jornalismo local frente à Covid-19 e de um novo cenário de inovações e tendências mundiais.”

Terceira noite terá Aline, Stella, Fernando, Samuel e Correa (Fotos: Acervos pessoais)