Web TV

Camélias

Segundo a OMS, risco de uma mulher sofrer de depressão em algum momento da vida varia de 10% a 25% 

Produção e edição:  Fernanda Melo, Geovana Andrade, Gustavo Rodrigues e Wemerson Silva (Lumus Comunicação)

Orientação: Profs. Igor Savenhago e José Augusto Reis

Foto acima: Divulgação

Conhecida como o “mal do século”, a depressão apresenta números relevantes e preocupantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 350 milhões de pessoas sofrem com a doença em todo o mundo. As mulheres são mais diagnosticadas que os homens.

A partir desse cenário, a Lumus Comunicação, assessoria criada por quatro alunos do último ano do curso de Jornalismo da Unifran, se aprofundou em questões específicas de quem vive isso no dia a dia.

Como produto principal, o vídeo-documentário “Camélias” foi produzido em 2019 com depoimentos de quatro mulheres que sofrem e/ou sofreram com algum tipo de depressão. O vídeo também conta com familiares e pessoas próximas das entrevistadas e dois especialistas em saúde mental.

 

Como parte das atividades de assessoria, a Lumus desenvolveu, ainda, um jogo de tabuleiro, finalista do Expocom Sudeste 2020 na modalidade Comunicação e Inovação. “Umu – o jogo da mente” tem esse nome porque, além de ser formada pelas três letras centrais de Lumus, a palavra significa “mente” no idioma bósnio. Por meio do jogo, o participante pode identificar três níveis de possibilidades de desenvolver depressão.

O tabuleiro, numerado de 1 a 15, tem três sequências de cores: amarela, de 1 a 5, que representa situações sem muitos riscos de confirmação da doença; cinza, de 6 a 10, que remete ao alerta inicial, de que algo não vai bem, mas que dá a possibilidade de repensar algumas ações e avaliar um possível tratamento futuro, e, por último, a cor preta, de 11 a 15, que indicia um possível estágio avançado de depressão, para o qual é recomendada a procura de um especialista.

O caminho é percorrido com base nas respostas para cinco questões pré-definidas, que foram pensadas com o aval de dois profissionais: a psicóloga Anabel Pádua e o psiquiatra Caio Vieira, que atuam em São Sebastião do Paraíso-MG e que são, também, personagens do vídeo-documentário “Camélias”. Eles opinaram sobre que tipos de perguntas fazer e qual a linguagem ideal para abordar alguém que suspeita estar sofrendo de depressão. Dependendo de cada resposta, o jogador avança uma, duas ou três casas, conforme as opções dadas pela pergunta: sim, talvez e não.

Ao final do trajeto, o jogador tem acesso ao estágio que se encontra. Dependendo da casa em que parar, o tabuleiro aponta se a cor para o participante é amarela, cinza ou preta. Para cada cor, uma carta apresenta o resultado final e uma breve avaliação prévia.

Após a apresentação do trabalho na Unifran, o objetivo passou a ser levar o jogo para especialistas, para que eles possam usá-los em pontos de atendimento direcionados à saúde mental.

Acesse as redes sociais da Lumus: Facebook e Instagram.

“Umu, o jogo da mente” foi finalista do Expocom Sudeste 2020 (Foto: Divulgação)