Podcasts

No confessionário

Documentário em áudio sobre supostos casos de pedofilia na Igreja Católica em Franca foi finalista do Expocom Sudeste 2019

Produção: Ana Laura Siqueira, Heloísa Taveira, Juliana Teodoro e Moara Ribeiro

Apoio técnico: Rafael Gomes e Eudis Silva

Orientação: Prof. Igor Savenhago

Foto acima: Banco de imagens

Esta produção radiofônica narra um caso ocorrido em 2010, em Franca-SP. Inspirada e redigida sob a visão da imprensa francana na época, acompanha a história em que nove meninos denunciaram um suposto esquema de pedofilia sustentado por um padre e outros encarregados religiosos por pelo menos dois anos. Busca, também, uma reflexão sobre a realidade de milhares de crianças em igrejas pelo mundo inteiro, diante de um sistema de proteção que faz com que muitos casos fiquem impunes.

Padre José Afonso Dé, padre Dé, como era mais conhecido, tinha 74 anos quando meninos na idade entre 12 e 17 começaram a denunciar abusos que teriam acontecido na casa do clérigo. As denúncias assolaram a cidade, principalmente em razão da manifestação dos adolescentes de que pelo menos outros seis padres sabiam dos crimes do pároco e optaram por ficar em silêncio.

“Segredos do Confessionário” foi finalista do Expocom Sudeste 2019, na categoria Jornalismo, modalidade Grande Reportagem ou Documentário em Rádio.