Quem somos

O projeto Agenda Sette começou a ser desenvolvido em 2017 por estudantes do 6º semestre do curso de Jornalismo da Universidade de Franca (Unifran) e entrou no ar em maio de 2018, sob a orientação dos professores Fabrício Coelho, Igor Savenhago e José Augusto Reis, e supervisão do coordenador, Anderson Venâncio. Atualmente, conta com a participação de alunos de todos os semestres.

O objetivo é a publicação de reportagens que tenham, como proposta, fugir dos discursos jornalísticos mais comuns, priorizando a inovação e o pensar sobre temas contemporâneos que impactam a convivência entre as pessoas e destas com o ambiente, e sobre as próprias práticas jornalísticas, já que, na universidade, esses temas encontram fomento pelo fato de não serem tão dependentes das regras de mercado e das relações de influências políticas.

O nome do projeto deriva do conceito de agendamento (Agenda Setting), cuja ideia central é a de que o uso das mídias de alta capacidade de reprodução técnica (TV, rádio, internet, etc) estão frequentemente presentes na vida dos indivíduos, tendo, como consequência, a repetição de conteúdos com pouca reflexão.

Logo, o Agenda Sette propõe 7 editorias que fujam dessa lógica industrial de elaboração de notícias – que se compromete apenas com a transmissão de informação e cumprimento de prazos – e sejam um espaço de debates, críticas e (re)construção social.