Prática do Jornalismo

Sobre Nós na Paraíba

Documentário produzido em 2018 no Curso de Jornalismo da Unifran será exibido no tradicional Fest Aruanda

Da redação

Foto acima: Marcella, Jéssica, Lais e Isabella, com os orientadores, Igor Savenhago e José Augusto (Beto Assis)

O vídeo-documentário “Sobre Nós”, produzido em 2018 no Curso de Jornalismo da Unifran, pelas recém-formadas Isabella Santos Souza, Jéssica Gonçalves, Lais Joazeiro e Marcella Dal Sasso, foi aceito para o Fest Aruanda, tradicional festival de produções audiovisuais da Paraíba.

Entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro, o vídeo, que foi orientado pelos professores Igor Savenhago e José Augusto Nascimento Reis, sob supervisão do coordenador do curso, Anderson Venâncio, será exibido no Cinépolis Manaíra Shopping, em João Pessoa, concorrendo com mais sete documentários pelo prêmio da categoria TV Universitária.

O trabalho, apresentado como Projeto Experimental para conclusão de curso, aborda a adoção de crianças negras, deficientes e mais velhas – a chamada adoção tardia. Procura entender por que existe mais gente na fila de adoção do que crianças e adolescentes para serem adotados. De acordo com o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), o número de pretendentes é cerca de dez vezes maior – 40 mil contra 4 mil esperando um lar.

Durante o desenvolvimento do “Sobre Nós”, as estudantes perceberam que existem entraves afetivos, jurídicos e sociais que impedem a adoção e dificultam a diminuição da fila, como a preferência dos casais por crianças recém-nascidas e de pele clara.

Esse é o segundo reconhecimento conquistado pelo projeto fora da Unifran. Em junho deste ano, o documentário, juntamente com as outras produções do grupo, conquistou o Prêmio Expocom Sudeste na modalidade Produção Multimídia, além de ter ficado entre os cinco melhores do país no Expocom Nacional.

 

O Fest Aruanda

O festival, um dos mais tradicionais do cinema brasileiro, é realizado anualmente na Paraíba. Além de documentários, premia curtas e longas-metragens, programas de TV, reportagens e animações.

Este ano, celebra o centenário do cinema paraibano, lembrando o responsável pelas primeiras seções realizadas no estado, Walfredo Rodriguez. Além dele, outras personalidades receberão homenagens, como o cantor e compositor Sivuca, que morreu em 2006. A esposa dele, a cantora e compositora Glorinha Gadelha, estará presente.

Festival celebra os 100 anos do cinema paraibano homenageando o precursor (Imagem: Divulgação)